Os Insatisfeitos
Season I - Os veraneantes | Só estou bem aonde não estou
|
|
|
O lançamento do novo filme de João Maia, "Variações" (dia 22, quinta-feira), e a observação das pessoas que povoam o sul do país neste período de férias, leva-nos a dissertar sobre uma nova categoria humana. Os Insatisfeitos, tão bem representados por António Variações, ao longo da sua vida, sempre em busca do que não tinha, aliás como ele faz notar na canção "Estou além", que poderá ver e ouvir no final desta crónica.
Esta busca incessante faz-nos lembrar o ritual dos veraneantes, ao início da manhã e ao final da tarde, que, em fila, vão e vêm da praia, com ar infeliz, carregado e carregados! Com chapéus, chapéus de sol, cadeiras, geleiras, sacos de toalhas, filhos pela mão, cães pela trela e a sogra atrás. Fónix, que cansaço!
Para não falar já da trabalheira para estacionar o carro, sempre que a família exige um passeio a uma praia, a um restaurante, a um miradouro, ou uma festa popular, onde se podem tirar umas fotos à maneira, que comprovem a nossa passagem por ali. Como se isto não bastasse, chegados ao local onde estamos alojados, inicia-se uma nova luta, encontrar a tão desejada sombrinha para o veículo. Apetece ir de férias?!
Já passou por isto, caro leitor?
O que nos move, ano após ano, a seguir este ritual? Será que só estamos bem onde não estamos? Esta condição de insatisfação levar-nos-á a passar por isto?
PS. Chegados a casa, pomos o nosso melhor sorriso, condicente com o bronzeado, e vendemos a ideia de umas férias paradisíacas e prazerosas. O que condiz com as fotos tiradas a preceito e divulgadas em todas as redes sociais em que estamos presentes. Que grandes férias! Fónix, que saudades!
by influenciadores | work in progress