Os Amáveis
Uma espécie em extinção?
Há pessoas e pessoas.
É certo que não temos de ser todos iguais, mas a simpatia do outro faz-nos bem, anima-nos, dá-nos esperança.
Foi o Nélson, da pastelaria Oceanos, que nos leva a dissertar sobre uma outra categoria humana: Os Amáveis!
O leitor habitual poderá estar intrigado com o tom desta crónica, esquecendo-se que no Fónix Lab se discorre sobre tudo aquilo que, sendo bom ou mau, nos provoca estupefação.
E o que tem a pastelaria Oceanos a ver com tudo isto? - pensará o simpático leitor.
A explicação é fácil, a amabilidade, o sorriso e a educação conquistaram-nos.
É pouco ususal, nos tempos que correm, encontrar alguém que, sem nos conhecer, nos trata tão bem! Como se cada cliente fosse único.
Assim é o Nelson, que desta forma nos tem levado, dia após dia ao seu estabelecimento comercial, por ser tão Amável.
Que categoria humana é esta, então?
Os Amáveis são aqueles que nos cativam pelo trato, pela correção, pela qualidade do serviço que nos prestam, pela vontade de cumprir com excelência a sua função, por mais modesta que seja.
Nesta categoria, temos tido a sorte de poder integrar todo o tipo de profissionais.
O médico que numa primeira consulta nos resolve, de forma admirável e inesperada, o problema que levávamos, evitando-nos a ida a outros serviços e profissionais. Sempre com um sorriso e sem preocupações com o tempo.
O funcionário das Finanças que não se limitou a dizer como fazer, mas entrou no sistema e resolveu-nos, logo ali, o problema.
A simpatia marcante das funcionárias de uma Loja do Cidadão que, em poucos minutos, resolveram problemas que já nos tinham levado a outras duas lojas, onde tinhamos perdido tempo e paciência para nada.
A empregada da Timberland de um centro comercial do sul do país que, com toda a simpatia, nos mostrou, aconselhou, conversou, sorriu... criando um momento, raro, que não esqueceremos, pelo clima que se estabeleceu.
E do Nélson... já falámos.
O que acha, caro leitor? Não devia haver forma de notabilizar os Amáveis?
As lojas, a par do "Livro de Reclamações", não deveriam ser obrigadas a ter o "Livro de Elogios"?
PS. Acabámos por sair da pastelaria Oceanos para uma refeição ligeira, na certeza de voltarmos no dia seguinte para o café matinal.
by influenciadores | work in progress