Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Fónix Lab

Laboratório para exprimir (opiniões) admiração, indignação ou impaciência, em torno de temas atuais.

Fónix Lab

Laboratório para exprimir (opiniões) admiração, indignação ou impaciência, em torno de temas atuais.

Ler ou ouvir? Como aprendemos melhor?

A utilização de recursos áudio em contexto educativo

25
Ago19

podcasts.jpg

Estudos recentes mostram-nos que ler ou ouvir ativam as mesmas áreas no cérebro, processando informação semântica similar, o que pode contribuir de forma significativa para a alteração das estratégias pedagógicas utilizadas pelos professores e até pelos pais.

Esta conclusão é apresentada no Journal of Neuroscience  e coloca em lugar de destaque os audiobooks, os podcasts e os textos áudio, com repercussões significativas na motivação dos alunos que não gostam de ler.

Este estudo comprova o que muitos professores já fazem de forma empírica. Isto é, favorecem o contacto com o livro e com a leitura através de recursos variados. É interessante verificar que os próprios alunos, quando têm de ler uma obra de leitura integral,  utilizam assistentes de leitura para ouvirem o texto, enquanto caminham, nalgumas aulas sem que o professor se aperceba, quando repousam, durante as refeições, aumentando a velocidade de leitura nas partes menos interessantes, o que reduz de forma significativa o tempo de leitura.

Dirá o amigo leitor que vivemos numa sociedade do imediatismo e do menor esforço...

De facto, este é o nosso mundo hoje e a Escola não deve virar-lhe as costas, mas, antes, ser capaz de integrar os recursos que os jovens utilizam no seu dia a dia e que poderão transformar-se em poderosas ferramentas de aprendizagem. Os podcasts e vídeocasts que acompanham os jovens ao longo do dia, podem, e devem, desta forma, ser utilizados em contexto educativo.

Concorda connosco, caro leitor?

Recordamos um estudante que lia os apontamentos, gravava-os e depois ouvia-os de forma repetida, o método, que se revelou eficaz, foi depois repetido pelos colegas de turma e um dos professores, apercebendo-se das potencialidades deste método de estudo, criou um Podcast da turma, onde os alunos publicavam e partilhavam os seus resumos.

PS. O que fazemos? Ignoramos novas formas de ensinar e aprender, validadas por estudos e comprovadas em situação real, ou abraçamos as potencialidades que a tecnologia põe ao nosso dispor?

 

 

by influenciadores | work in progress